dezembro 10, 2015

Reunião regional de segurança definiu 5 prioridades

Posted in Uncategorized às 4:43 pm por redestyllus


Na Quarta-feira, 9 de dezembro no plenário da Câmara de Vereadores de Portão durante duas horas aconteceu a reunião regional de segurança reunindo lideranças políticas e empresariais do Vale do Caí para debater iniciativa do Vereador José Volmar Wogt(PDT) com o objetivo de analisar os problemas que as dezenove cidades têm enfrentado e, a partir disto, buscar soluções conjuntas para os cerca de 230 mil moradores da região.

          Estas são as cinco prioridades:

— Mobilizar lideranças políticas, empresariais e comunitárias de todo o Vale do Caí para obtenção de recursos federais a fim de implementar o sistema de videomonitoramento regional, uma iniciativa hoje sob a responsabilidade do Consórcio Intermunicipal do Vale do Caí(CIS-Caí). A previsão é contemplar 20 municípios.

— Defesa de emenda do deputado Maurício Dziedricki ao orçamento estadual prevendo R$ 9 milhões para a compra de equipamentos de proteção individual, como coletes, além de armamento. “Muitas vezes, os policiais, ao trocarem de turno, precisam entregar sua arma e seu colete ao colega e ir embora sem proteção, sendo que muitas vezes moram na mesma vila que os bandidos”, disse o assessor do parlamentar, ex-prefeito de Montenegro Percival de Oliveira.

— Apoio à emenda à Constituição do deputado Enio Bacci que desobriga a Brigada Militar do serviço de guarda externa de presídios. Segundo ele, a medida liberaria 600 policiais para atuar nas ruas. “Esse serviço, que foi assumido provisoriamente pela Brigada em 1989, pode perfeitamente ser feito por câmeras de vigilância ou por meio de uma parceria público-privada”, argumenta o parlamentar.

— Reinserção de demandas da Secretaria de Segurança Pública(SSP) na Consulta Popular. A reivindicação será apresentada ao governo estadual, que neste ano deixou a pasta de fora do processo. Brigada Militar e Polícia Civil dizem que a Consulta era o meio pelo qual se conseguia compra de viaturas e armamento. “No ano passado conseguimos 11 viaturas. Neste ano, nenhuma e não temos previsão”, comparou o delegado Marcelo Farias Pereira, titular da 1ª Delegacia de Polícia Regional, com sede em Montenegro.

— Reivindicar ao Estado aumento de efetivo de policiais militares e civis e, paralelamente, instituir nos municípios programas de moradia para servidores da área da segurança pública — esta responsabilidade seria de cada administração municipal. Autoridades regionais da BM e da PC afirmam que os agentes, após conclusão do curso de formação, tendem a permanecer pouco tempo por aqui. O foco deles é retornar a suas regiões de origem, especialmente a Fronteira Oeste, Campanha, Missões, Noroeste, até para não ter a despesa do aluguel.

“Os prefeitos precisam analisar o que é menos danoso: deixar a sua cidade sem polícia ou investir em moradias para servidores da segurança”, destacou o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva(CRPO) do Vale do Caí, coronel Leodimar Aldo Mantovani. Para corroborar, o delegado regional salientou que prefeituras da Serra e do Vale do Paranhama já adotaram benefícios como auxílio-moradia. Em Montenegro, no dia 1º deste mês, a Câmara de Vereadores aprovou R$ 600 mil do orçamento de 2016 para esta finalidade.

Agora José Volmar Wogt irá ao encontro do presidente da AMVARC, prefeito de Linha Nova Nicolau Haas. A idéia é deixá-lo a par e pedir que introduza a pauta na próxima reunião da AMVARC.

Além disso, os participantes da reunião manterão contato sobre os desdobramentos.(Redação: Celso Reichert DR 6169 e Assessoria da Câmara de Vereadores de Portão DRT 000239/2009-97)

IMG_6670

IMG_6672

IMG_6676

IMG_6680

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: