outubro 13, 2015

Câmara homenageia os membros da comissão emancipacionista

Posted in Uncategorized às 3:42 pm por redestyllus


Na Segunda-feira, 12 de outubro à noite, no coquetel de encerramento da 16ª Volksfest, a Câmara Municipal de Portão rendeu homenagem aos membros da comissão emancipacionista.

É o reconhecimento solene dos Vereadores aos homens que protagonizaram o movimento pró-emancipação a fim de que Portão — primeiro, em 1927, um distrito; depois, em 1939, uma vila de São Sebastião do Caí — se independentizasse administrativa, política e financeiramente.

“O legado que essas pessoas nos deixaram não pode jamais ser esquecido, porque não se trata apenas de passado, mas também de visão de futuro, de determinação”, salientou o presidente do Legislativo, Diego Martins (PMDB), proponente da homenagem.

Os vereadores Silvio Eurico da Silva(PMDB) e Jorge Rodrigues Flores (PSB), assim como a prefeita Maria Odete Rigon e o vice-prefeito Araí Cavalli, prestigiaram o ato, que ocorreu no estande da Prefeitura de Portão, no parque da festa dos 52 anos de Portão.

O arquiteto Julian Grub, neto do emancipacionista Silvio Flores, ponderou que o movimento pela emancipação, desencadeado em 1962, é uma referência para a geração jovem contemporânea.

“O meu avô, hoje com 86 anos, e os demais integrantes da comissão deixaram a lição de que vale a pena lutar por um sonho, lutar para transformar a vida, algo que talvez esteja se perdendo pelos mais jovens”, analisou.

A historiadora Jussara Prates dos Santos Girardi relata que nos primórdios de 1962 alguns portonenses começaram a discutir sobre a capacidade financeira que o distrito teria para sustentar-se enquanto município.

A idéia surgiu das conversas entre o professor Mário Dewes, que lecionava no Grupo Escolar de Portão; Léo Dewes, responsável pela Exatoria no distrito; Doralino Rodrigues dos Santos, proprietário da agência dos Correios; Theobaldo Roese; e outros moradores que se encontravam no Bar do Wili, na antiga estação rodoviária, hoje conhecido como Bar do Puvi.

Segundo ela, a idéia foi ganhando adeptos no interior e na cidade. Em 7 de dezembro de 1962 a comunidade se reuniu e formou a comissão emancipacionista, presidida por Walberto Uebel.

“A partir daí é que se deu início às tratativas para erigir o novo município. Em 25 de agosto de 1963 foi realizada a consulta plebiscitária relativa à emancipação e o resultado foi que 801 votos determinavam o ‘Sim’, enquanto 274 portonenses foram contrários à emancipação.

Após esse resultado os portonenses aguardaram até que em 9 de outubro de 1963 o Município de Portão foi criado pelo governador Ildo Meneghetti.”

As primeiras eleições de Portão ocorreram em 19 de janeiro de 1964. Foi eleito para prefeito Lothar Kern e, como vice, Rubi Nelson Franke. Para o Legislativo foram eleitos sete vereadores: Antônio Bihler, Paulo Müller, Oscar Ghem, Egon Krummenauer; Antônio José de Fraga, Mário Pires Machado e Euclides Xavier de Almeida.

 

Os membros da comissão emancipacionista

— Theobaldo Roese: presidente de honra

— Walberto Uebel: presidente

— Paulo Müller: primeiro-vice presidente

— Urbano Uebel: segundo vice-presidente

— Egon Krummenauer: terceiro vice-presidente

— Kurt Kirst: quarto vice-presidente

— Lauro Matzembacher: secretário geral

— José Mehringer: primeiro secretário

— Delmar Winck: segundo secretário

— Silvio Flores: tesoureiro geral

— Osni Nazário: primeiro tesoureiro

— Alvício Mattje: segundo tesoureiro

          (Redação: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Portão // Fotos: Bar do Puvi de Adriane Krumenauer e as outras duas arquivo de Celso Reichert)

72846_153293494841577_199184903_n[2]

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: